Consultores

A POLICONSULT conta com um quadro de professores consultores do mais alto nível em diversas áreas:

CONSULTORES

Alberto Casado Lordsleem Junior
Engenheiro Civil, formado pela UFPE em 1994. Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP em 1997, 2002 e 2010, respectivamente. Coordenador da POLITECH Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios; Professor da Graduação, Especialização, MBA e Mestrado em Construção Civil da Escola Politécnica de Pernambuco. Consultor do SINDUSCON/PE, ADEMI-PE e ABCP. Recife/Salvador/Fortaleza. Mais de 200 artigos, 2 livros publicados, além de entrevistas, palestras e cursos ministrados.

Alexandre Duarte Gusmão
Engenheiro civil, graduado em Engenharia Civil pela UFPE em 1988, com curso de especialização em Geotecnia Y Cimientos pelo Cedex – Madrid, Mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFJR e Doutorado em Engenharia Civil pela PUC-Rio. Professor adjunto da Escola Politécnica de Pernambuco desde 1989 e Professor Especial do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco desde 1991. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Engenharia Aplicada ao Meio Ambiente – AMBITEC, é autor de mais de cem artigos técnicos completos publicados em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais, e de três livros técnicos. Atua profissionalmente há mais de vinte anos na área de geotécnica e construção civil, sendo responsável técnico por mais de 500 projetos de engenharia em todo o Brasil e no exterior.

Andréa de Almeida Lima
Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração da UPE em 1994, consultora financeira em pequenas e medidas empresas; técnica em seguro de vida, previdência e automóveis.

Andrea Karla Pereira da Silva
Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1993, fez mestrado em Biologia Animal e Doutorado em Oceanografia Biológica em 1997 pela Universidade Federal de Pernambuco, faz consultoria em educação ambiental e gestão ambiental. É técnica em Meio Ambiente na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife.

Antônio Carlos Costa
Engenheiro Civil, – CREA 13034-D-PE, Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco, com especialização nas áreas de estrutura e edificações. Professor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, ministrando as cadeiras de Mecânica dos Solos I e II, desde agosto de 1982.

Antônio Fernando de Moura Pereira Pinto
Engenheiro Mecânico, Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia de Fabricação. Atua como Consultor na área Industrial, desenvolvendo trabalhos ligados à Gestão de Manutenção, Eficiência Energética e Inspeção de Vasos de Pressão e Caldeiras.

Armando Carneiro Pereira do Rêgo Filho
Engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco da UPE em 1971, Aperfeiçoamento em Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Aperfeiçoamento em Patologias das Estruturas de Concreto Armado, pela Universidade de Pernambuco – UPE; Especialização em Engenharia Municipal pela Universidade Politécnica da Catalunya-UPC Espanha, orientação de projeto (auto-
Produção assistida de unidades habitacionais em tijolos de solo de cimento e componentes de argamassa). Coordenador local do High-Performance Concrete Perfornamce and Quality of Concrete Strutures. Professor Adjunto da disciplina Construção Civil I e Desenho Técnico. Atua nas áreas de Construção Civil de: Materiais e Componentes de Construção; Processos Construtivos; Tecnologia de Concreto; Recuperação de Estruturas de Concreto e Inspeção de Estruturas de concreto. Professor titular e ex-diretor da Escola Politécnica de Pernambuco, Vice-Reitor da UPE 1998/2006.

Arnóbio Barbosa Escorel Junior
Engenheiro Eletricista, graduado pela Fundação Universidade de Pernambuco em 1988; Curso de Especialização em Análise de Sistemas pela FESP em 1991 e Especialização em Tecnologia da Informação pela UFPE em 1999. Cursos de Engenharia do Ar Condicionado, Treinamento Avançado, curso Município e Economia de Energia Elétrica – IBAM – Escola Nacional de Serviços Urbanos, curso de Multiplicador da Metodologia de planos municipais de gestão de energia elétrica – PLAMGES – Eletrobrás PROCEL – IBAM; Modernização (retrofit) de Sistemas de Ar-Condicionado, NTT – Treinamentos Avançados; Empregado da CHESF – Companhia Hidro Elétrica de São Francisco desde 1978, atualmente engenheiro da Divisão de Eficiência Energética e Desenvolvimento Tecnológico. Áreas de interesse: Eficiência Energética, Gestão Energética Municipal – GEM, Iluminação Pública Eficiente e Etiquetagem de Edifícios – Selo PROCEL

Béda Barkokébas Júnior
Engenheiro Civil, Graduado em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica de Pernambuco em 1984. Doctor en Engenieria de Caminos, Canales e Puertos pela Universitat Politècnica de Catalunya – UPC, Barcelona, Espanha, 1994. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, em 1991. Mestre en Seguridad Integral en La Empresa. Fundació Mapfre Estudios, Madrid, Espanha em 1989. Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco em 1987. Especialización en Ingenieria Municipal pela Universitat Politècnica de Catalunya – UPC, Barcelona, Espanha, 1992. Professor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, desde julho de 1986, onde leciona as disciplinas de “Fundamento de Segurança do Trabalho”, “Técnica e Economia dos Transportes”, “Materiais de Construção” e “Equipamentos de Construção”. Atual Pro-Reitor de Planejamento da UPE.

Breno Rodrigues de Sousa
Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola Politécnica de Pernambuco -1969 e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco – FCAP – 1973. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPE – 1975. Diretor da Escola Politécnica de Pernambuco – 1986/1990. Pró Reitor de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da FESP / UPE – 1990 a 1992. Professor do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Curso de Transporte e Gestão no Meio Ambiente. Atual Diretor Presidente da POLICONSULT.
Carla Souza de Paiva
Arquiteta – laureada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco – Turma 1981. Especialista em “Ingeniaria Municipal y Turismo” pela Universitat Politecnica de Catalunya, em 1993. Grau de Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional, conferido com “distinção” por unanimidade, pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1996. Professora Adjunta da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, desde agosto de 1982, onde leciona as disciplinas de Arquitetura e Planejamento Urbano no Curso de Engenharia Civil. Chefe da Divisão de Planejamento Físico da Pró- Reitoria de Planejamento da Universidade de Pernambuco – 1988/ 1996.

Carlos Frederico Dias Diniz
Engenheiro Eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1981. Especialista em Ciências e Tecnologia Nuclear pelo Departamento de Energia Nuclear da UFPE em 1994. Professor da Escola Politécnica de Pernambuco, desde 1982, onde leciona as disciplinas de Prática de Medidas Elétricas e Conservação de Energia. Ex-Engenheiro da CELPE – Companhia Energética de Pernambuco.

Carlos Wellington de Azevedo Pires Sobrinho
Mestre em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ-1985, Engenheiro Civil pela UFPE-1980, Pesquisador LCC/ITEP desde 1989, Professor Assistente Dpto Engenharia civil desde 1992, Consultor na área de materiais e sistemas construtivos, Autor de mais de 30 artigos técnicos nacionais e internacionais.

Clark Virginio Ramos Galvão
Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, professor da Escola Politécnica de Pernambuco onde leciona as matérias: Concreto Armado I, Máquinas e Equipamentos de Construção e Teoria das Estruturas I no curso de Engenharia Civil. Consultor em Recuperação Estrutural incluindo levantamento, qualificação e planilha orçamentária dos danos em plantas; Projetos de Reforço Estrutural em peças de concreto armado; Fiscalização de Obras; Vistoria e Laudo Técnico sobre a estabilidade estrutural em prédios caixão; Projetos para restauração de revestimento em fachada de edifícios, especificação dos materiais, planilha orçamentária e fiscalização, etc.

Clever Lima dos Santos
Arquiteto e Urbanista, graduado pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda, em 2010, mestrado de Engenharia Civil na Universidade Federal Rural de Pernambuco; Técnico em Edificações e pós-graduado “Lato senso” – MBA em Gerenciamento de obras e tecnologia da construção pelo INBEC/UNICID. Presta consultoria em arquitetura.

Domingos Mendes Gama Filho
Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade de \Pernambuco em 1993 e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela Escola Politécnica de Pernambuco – POLI. Presta consultoria na elaboração de laudos periciais, PCMAT e PPRA.

Ediel Cavalcanti Ferreira
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 2002, consultor nas áreas de inspeção em vasos de pressão e ensaios não-destrutivos.

Edson Marconni Almeida da Silva
Formado pela Escola de Formação de Oficiais, em 1995, pós graduado em atendimento pré-hospitalar às emergências e traumas pela Faculdade de Enfermagem da UPE em 1997, curso de aperfeiçoamento de Oficiais pela ACIDES em 2005, comandante do Centro Tecnológico de Emergências e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Eduardo Peres Ramos da Silva
Engenheiro Eletricista, modalidade Eletrotécnica graduado pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco em 1976, presta consultoria em Projetos Eletromecânicos e de Acompanhamento de Obras de Linhas de Transmissão 230 e 500kV, construção de Linhas de Transmissão de 69 kV, além de gerenciamento de obras e reformas e manutenção civis prediais e elétricas.

Eliane Maria Gorga Lago
Professora Adjunta M.Sc.; Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho. Vice-coordenadora da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho/CEEST; Doutoranda – Universidade do Minho/Portugal, Pesquisadora e Gerente de Projeto – Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho – LSHT/UPE graduada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1982, com Pós-Graduação em Engenharia Econômica pela UNICAP e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco em 2002 e mestrado em Engenharia Civil pela UNICAP em 2006. Presta consultoria de engenharia de avaliação com ênfase em crédito imobiliário; experiência na área de orçamento financeiro; engenheira de segurança como pesquisadora do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho da POLI.

Elton Dave Tenório Cavalcanti
Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco em 2010. Possui o curso de Especialização em Inspeção, Manutenção e Recuperação de Estruturas (CEIMRE), pela Escola Politécnica de Pernambuco (2012) e o curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST), pela mesma escola, com a monografia em andamento. Exerce a função de Engenheiro Civil – Gestor de Obras na Secretaria de Transportes do Estado de Pernambuco, desde o ano de 2011, com as atividades de elaboração e fiscalização de projetos, orçamentação, fiscalização e controle de obras de infraestrutura de vias em geral. Exerce ainda as atividades de Fiscalização de Obras, Vistorias e Laudos Técnicos de edificações em geral, elaboração de projetos de revitalização e restauração de fachadas e impermeabilização; Elaboração de Projetos de Instalações Prediais (Hidrossanitárias e Elétricas);

Francisco de Assis Soares de Araújo
Engenheiro Civil, graduado em 1978 e pós-graduado em engenharia de avaliação em 1987 pela Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco e Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco em 2007. Professor do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco na cadeira de física.

Francisco José Alves Lima
Engº Mecânico – graduado em 1979 pela Escola Politécnica de Pernambuco – UPE e Pós- graduado em 2008 pelo Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE – PROMINP – Especialização em Engenharia de Tubulações.
Professor do Curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Pernambuco – UPE
Consultoria na área de equipamentos para indústria petroquímica (vasos de pressão, tanques, trocadores de calor, tubulações industriais, silos metálicos etc.), equipamentos de transporte (pontes rolantes, guindastes, transportadores de correia, elevadores de canecas, roscas transportadoras, transportadores de correntes, etc.), inspeção e laudos para equipamentos mecânicos para construção civil, Acompanhamento da instalação, manutenção, operação e desmontagem de: Gruas, Guinchos Cremalheira, Plataformas Metálicas, Betoneira, Serra Elétrica, Policorte, Proteções coletivas e Linhas de Vida, Andaimes Suspensos e Fachadeiros, estruturas metálicas, instalações de bombeamento, etc.

Francisco Ilo Bezerra Cardozo
Engenheiro Mecânico – CREA 7656/81-PE, graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco – FESP, em 1979, sendo o aluno laureado da turma. Mestre em Engenharia Mecânica pela UFPE – Pernambuco em 2002, dissertação na Área de Processos de Fabricação com ênfase em Soldagem de aço para vaso de pressão. Doutor em Engenharia Mecânica pela UFPB, Paraíba, tese na área de Materiais com ênfase em Soldagem de aços dissimilares (inox 3171 317L x carbono ASTM A516 Gr 60). Professor da Escola Politécnica de Pernambuco, desde 1980, onde leciona na Graduação disciplinas do Núcleo Profissionalizante – Processos de Fabricação. No ensino de Pós-Graduação leciona disciplinas nos cursos de Engenharia Naval e em Engenharia de Soldagem. Atuou como engenheiro mecânico, engenheiro de controle de qualidade e gerente industrial, desde 1980, com atividades de construção, montagens industriais e inspeção/END de equipamentos para os segmentos açúcar e álcool, siderúrgico, papel e celulose, petróleo e gás, gesseiro e energia. Atualmente é coordenador do Grupo de Pesquisa em Soldagem e Automação Diretório CNPq da UPE. É gerente da Associação Brasileira de Soldagem – ABS-Recife e sócio da ABENDI- Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção e da ABENGE – Associação Brasileira de Ensino de Engenharia.

Hamilton José Rodrigues
Engenheiro Eletricista, graduado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA em 1978, Curso de Especialização em Capacidade Pedagógica de Professores – UFPE em 1997, Mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE em 1991, Ex-Professor da Escola Politécnica de Pernambuco da UPE, onde lecionou as disciplinas nas áreas de Informática e Telecomunicação. Professor do CEFET-PE das Disciplinas nas áreas de Telecomunicação, Informática e Eletrônica. Professor e Coordenador Gestor do Curso de Telecomunicações da Faculdade Maurício de Nassau.

Héldio Pereira Villar
Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1974. Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1981. Doutor em Engenharia, Geotecnologia Ambiental pela Universidade de Manchester, 1983. Professor da Escola Politécnica de Pernambuco desde 1979, onde leciona as Disciplinas de Física e Fenômeno de Transportes, na Graduação e Radiações Ionizantes, Estatística Experimental e Gerenciamento de Rejeitos Perigosos, na Pós Graduação.

Igor Rafailov
Consultor em Recursos Humanos graduado pela Faculdade Marista do
Recife 2008, EC-PREV (Técnico de Prevenção a Acidente Aeronáutico) –
SIPAER (2005), Terapeuta Holístico graduado pela Escola Superior de
Terapias Naturais de Wuppertal 1986, especialização em Fitoterapia, Terapia Familiar (na Alemanha) e em Gestão por Valores (em Barcelona). Técnico em Mecânica e Motores (1978) com quatro anos no IPT –
Instituto de Pesquisas Tecnológicas / USP. Larga experiência em feiras
comerciais na Europa, levantamentos geofísicos, construção de
aeronaves em material composto, edificações bio-saudáveis, marketing/vendas técnicas e organização de eventos

Ivan Carlos M. da Cunha
Engenheiro Civil formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em 1992. Pós-Graduado em Curso de Especialização em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica de Pernambuco POLI/UPE em 1996. Atualmente cursando MBA em Gestão Empresarial na UNINASSAU/Recife. Foi Diretor Presidente da CTTU/Recife. Diretor de Engenharia de Tráfego do DETRAN/PE e Gestor em outros municípios. Foi Coordenador de Defesa Civil no município de Olinda/PE. Atua como consultor nas áreas de Gestão e Mobilidade Urbana e na elaboração de Laudos e Avaliações de Imóveis. Foi examinador do programa ANTP de Qualidade – Ciclo 2011/2013.

Jimmy Peixe Mc Intyre
Ph.D em Educação (2005) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento de Cooperativa (1997) – Universidade de Sherbrooke-Canadá, Especialista em Cooperativismo (1993) e Organização, Sistemas & Métodos (1991). Atualmente é Psicólogo Organizacional, Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduações latu senso em Associativismo e Cooperativismo; Gestão de Organizaações e Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Experiência específica na área de Psicologia das Organizações e Administração com ênfase no empreendedorismo, planejamento e gestão de organizações, gestão de pessoas, mudança organizacional, cooperativismo e gestão de pequena e média empresa.

José Admilson Fagundes de Oliveira
Médico Veterinário, graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1993, curso de licenciatura em ciências agrícolas, em 1994 e Especialização em Cooperativismo e Associativismo em 2003, todos pela UFR/PE. Auditor Fiscal Estadual, presidente da Cooperativa CREDIPE. Diretor do SESCOOP/PE. Vice Presidente da OCB/PE.

José Aquino de Souza
Engenheiro Civil graduado pelo Centro de Ciências e Tecnologia de Campina Grande/PB em 1971, Mestre em Recursos Hídricos pelo Centro de Ciências Tecnológicas de Campina Grande / PB em 1972, diplomado em Ciências Físicas pela Universidade Paul Sabatier – Toulouse/França. Engenheiro Sênior da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF de 1976 a 1991. Sólida experiência em consultoria de projetos hidráulicos e em estudos hidrológicos de grandes e pequenas obras e em particular, em usinas hidroelétricas, com participação efetiva em 12 (doze) grandes aproveitamentos, desde a fase de escolha do local do eixo, levantamentos de campo estudos de inventário, estudos de viabilidade, projeto básico e projeto executivo, destacando-se entre outros o projeto de Xingo, de Itaparica, de Moxotó, de PA IV e a expansão da Usina Castelo Branco (Boa Esperança.

José Einstein Martins Torres
Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica de Pernambuco 1978. Bacharel em Informática pela UFPE em 1978. Professor da Escola Politécnica, desde 1982, onde leciona as disciplinas de Análise de Redes, Redes Computacionais Aplicados à Sistema de Potência e Matemática Financeira.

José Lucas Pessoa Martins
Engenheiro Mecânico Industrial, graduado pela Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco em 2010, presta consultoria em montagens de elevadores novos e escadas rolantes.

Leonardo Augusto Gómez Castilho
Graduado em Design pela Universidade Nacional da Colômbia em 1994, mestrado em Arquitetura e Sustentabilidade e doutorado em Human and Environmental Studies ambos pela Kyoto University Japan em 2001 e 204 respectivamente. Presta consultoria em Desenvolvimento de Produtos e serviços sustentáveis e experiência na área de Desenho Industrial.

Luiz Gonzaga de Souza Cabral
Engenheiro Mecânico graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1968, com especialização em Gerência de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco em 1978 e especialização em Metodologia de Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco em 1985; especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco em 1977 e Mestrado em engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco em 1980. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Católica, Professor Titular da Universidade de Pernambuco e Coordenador Técnico do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Manutenção Preventiva, Lubrificação Sistemática, Programação de Manutenção, Controle de Manutenção e Programação de Lubrificação.

Manfred Oswald Erwin Schwartz
Químico graduado pela Ludwigs-Maximilians-Universität, Munique / Alemanha, em 1982. – Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) do curso de Química pela Ludwigs-Maximilians-Universität, Munique / Alemanha, em 1987. – Economista graduado pela Fernuniversität, Hagen / Alemanha, em 2000. Professor visitante de 2002 a 2008 no Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Atuação no desenvolvimento, Marketing e Produção em várias empresas. Especialidades: Polímeros, Tintas, geração de energia, redução de custo.

Maria do Perpétuo Socorro Moura Pessoa
Arquiteta e Urbanista, graduada em 1993 pela Universidade Federal de Pernambuco. Grau de Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional, conferido com “distinção” por unanimidade, pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1997. Professora da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, de 1997 a 2006, onde lecionou as disciplinas de Arquitetura e Planejamento Urbano no Curso de Engenharia Civil. Arquiteta da Prefeitura de Camaragibe, classificada em 1° lugar em Concurso Público, em 1996, tendo exercido o Cargo de Diretora de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento.

Mário Jorge de Oliveira Cabral
Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica, em 1974. Chefe de Departamento de Mecânica nos períodos 90/92 e 95/97. Professor da Escola Politécnica de Pernambuco, onde leciona as disciplinas de Resistência dos Materiais, Elemento de Máquinas, Construção de Máquinas, Elevação e Transporte e Construção de Máquinas. Exerceu os cargos de Gerente Técnico e Comercial da GEOTEC Ltda., Gerente Geral da São Paulo Alpargatas S/A e Chefe de Setor da Amorim Primo. Ex – Vice-Diretor da Escola Politécnica de Pernambuco.

Mauricio Renato Pina Moreira
Engenheiro Civil, graduação e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba em 1993. Tem curso de especialização em pavimentação rodoviária e diversos projetos de consultoria nas áreas de infra-estrutura rodoviária e ferroviária e de transportes em vários Estados da Federação.

Methódio Varejão de Godoy
Graduação em Engenharia Elétrica na UFPE, 1977-1982. Especialização em Sistemas Elétricos – CESE, em 1983, na Escola Federal de Itajubá, em Minas Gerais. Mestrado em Engenharia Elétrica – 1994/1995 na UMIST, Manchester, Inglaterra. Professor da Escola Politécnica de Pernambuco, exercendo atualmente a Chefia do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica de Pernambuco. Gerente da Divisão de Contratações de Obras e Serviços de Engenharia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF.

Mirna Hélia Pimentel
Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia do Recife (1986), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Doutoranda em Políticas Públicas (Université de La Sorbonne Nouvelle, 1995) e aperfeiçoamento em Regularização de Loteamentos Urbanos pela Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Grande Recife (1986). Ex-Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Formação de Interesse, Transição Democrática, Política Habitacional.

Nadja Margôt Gusmão Rocha
Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco em 1975, MBA Executivo em Gestão de Varejo e de Pessoas.Consultora na área de Recursos Humanos e Responsabilidade Social.

Paulo Pereira da Silva Telles
Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 1977 e mestrado em fundações em estruturas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1984. Presta consultoria em Sondagens e Fundações.

Paulo Roberto Carneiro de Carvalho
Engenheiro Cartógrafo, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1981. Especialista em Geoprocessamento aplicado à cartografia pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1994. Técnico Nível Superior da FIDEM Professor da Escola Politécnica de Pernambuco, desde 1984, onde leciona as Disciplinas de Topografia I e II. Atua em Cartografia, Topografia, Geodésia e Fotogrametria desde 1974. Possui larga experiência em execução de levantamentos topográficos, georreferenciamento de imóveis, nivelamento de precisão em controles de recalque, execução de projetos de terraplenagem, elaboração de laudos técnicos cartográficos, locação de obras, execução de tarretas de fotogrametria, implantação de redes geodésicas, orçamento d e obras de engenharia e trabalhos topográficos e elaboração de cursos de formações de topógrafos, pois possui a formação, qualificação e experiência necessária à coordenação de planos de caráter multidisciplinar.

Roberta Nunes de Sousa
Graduada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela AESO, pós-graduada em MBA Marketing pela IBMEC; curso de Responsabilidade Socioambiental Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas em 2010. Atualmente empregada da Myrá Brasil (Consultoria em Gestão e Tecnologia Sustentável), como Diretora do Núcleo de Comunicação Estratégica e Sustentabilidade.

Romilde Almeida de Oliveira
Engenheiro Civil, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1967, fez mestrado e doutorado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós graduação e especialização em Saneamento pela Universidade Federal de Pernambuco em 1967. É projetista e consultor na área de Estruturas, compreendendo concreto armado, pro tendido, aço e alvenarias, atuando em diversas obras, tais como: edifícios residenciais, comerciais e pontes em concreto armado, etc.

Sérgio Peres Ramos da Silva
Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1981, Ph.D em Engenharia Mecânica, Universidade da Flórida, Galnesville, Florida, Usa, 1997. Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica, Applied Mechanics, pelo Cranfield Institute of Technology, Cranfield – Inglaterra, 1987. Especialista em Turbina a Gás, pelo Cranfield Institute of Technology, Cranfield – Inglaterra, 1990. Engenheiro V da Divisão de Planejamento e Estudos da Geração-DEPG, da CHESF. Professor da Escola Politécnica de Pernambuco, onde leciona as disciplinas de Máquinas Térmicas, Termodinâmica, Fontes Alternativas de Energia. Atual coordenador do Laboratório de Combustível – POLICON, da Escola Politécnica de Pernambuco.

Simone Cordeiro de Miranda
Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1997.2, pós-graduada em Programa de Residência em Engenharia Agronômica da UFR/RJ, área de concentração em Agroecologia. Projeto de Pesquisa desenvolvido na Embrapa Agrobiologia – Seropédica, RJ e financiado pelo Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Cafá (PNP&D)

Simone Rosa da Silva
Engenheira Civil, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1989, mestrado em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1993 e doutorado em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco em 2006. É Pesquisadora e presta consultoria na área de Recursos Humanos.

Stela Fucale Sukar
Engenheira Civil, graduação e mestrado na área de geotecnia e doutorado na área de Geotecnia Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco, curso de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Professora da Escola Politécnica de Pernambuco onde leciona na graduação as matérias: Geotecnia, Mecânica dos Solos I e II e no mestrado IGDITC e GRCD.

Suely Bianchi Ribeiro
Engenheira Civil, graduada pela Universidade Católica de Pernambuco em 1980, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho em 2000 pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e Gestão e Engenharia de Petróleo e Gás pelo Instituto de Qualificação – IQ em 2009. Professora da Faculdade Maurício de Nassau nos cursos de Segurança do Trabalho e Gestão da Qualidade e no curso de Pós Graduação em Segurança do Trabalho da Faculdade Maurício de Nassau. Consultora em diversas empresas na área de Segurança do Trabalho.

Valdson Simões de Jesus
Engenheiro Eletricista, graduado pela Universidade Federal da Paraíba em 1985. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba em 1989. M.Phhil pela Brunel University/UK em 1999. Professor Assistente da Escola Politécnica de Pernambuco – UPE, onde leciona Disciplinas do Curso de Engenharia Elétrica. Participou do grupo de trabalho do âmbito do Projeto RE-SEB para definição de metodologia para cálculo dos encargos de uso do sistema de transmissão.
Prestou serviço de consultoria através da POLICONSULT junta a:
•ANEEL, na definição da metodologia para tarifação dos encargos de uso dos sistemas de sub – transmissão.
•ONS, na implantação de uma plataforma de montagem de base de dados para cálculo da TUST e TURC.
•MME, no âmbito da CGSE na revisão da metodologia de cálculo da tarifa de uso do sistema de transmissão.
Publicou vários artigos técnicos em seminários do setor elétrico.

Valdézio José Pininga de Souza
Engenheiro Mecânico, graduado pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB em 2000. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB em 2003. Professor auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica de Pernambuco/UPE nas disciplinas: Desenho de Máquinas 1 e 2 / Ensaios Mecânicos; / Coordenador do Laboratório de Ensaios;

Walkíria Seal Araújo Lima
Engenheira Civil e Mecânica, Graduada pela Escola Politécnica de Pernambuco em 1973 e 1978, respectivamente. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1974. Ex- Professora da Escola Politécnica de Pernambuco, de 1974/2006, onde lecionou as Disciplinas de Probabilidade e Aplicação à Estatística e Engenharia de Segurança do Trabalho.